CBH-BIG REALIZA OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 
 
 
 

A oficina utilizou metodologia colaborativa para estimular a interação e participação dos membros.

 
     
  Com intuito de dar direcionamento às suas próximas ações, o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH- BIG) realizou nos dias 4 e 5 de dezembro, em Angra dos Reis/RJ, uma oficina de planejamento estratégico institucional. O evento foi destinado aos membros do Comitê, com o objetivo de alinhar informações sobre a situação da bacia, identificar os principais desafios e o papel do CBH nesse contexto.

O encontro, que contou com a presença de 15 membros, apresentou e discutiu diretrizes fundamentais para o planejamento estratégico. Trabalhou-se com uma abordagem sistêmica, holística e abrangente focando processos ao invés de produtos, além de enfatizar análises baseadas nas relações custo x benefício e custo x oportunidade. Ao final, foi possível sistematizar todas as ações levantadas em 5 linhas de atuação que funcionarão como um orientador estratégico para o CBH-BIG.

Plano de Ações e Aplicação do comitê

O comitê aprovou em 2015 seu Plano de Ações e Aplicação de Recursos Financeiros (PAP 2016/2019) para a Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande. O PAP é o instrumento de planejamento e orientação dos desembolsos a serem executados com recursos da cobrança pelo uso da água.