COMITÊ PARTICIPA DE EVENTOS IMPORTANTES EM 2018

 
 
 
 

XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Florianópolis/SC.

 
     
 

O Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) esteve presente em eventos importantes neste ano. Com o objetivo de incentivar a capacitação dos membros e proporcionar a troca de experiências entre os representantes e suas instituições, o Comitê participou do 8º Fórum Mundial da Água, do VI Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (ECOB/RJ), do XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) e de uma série de seminários e oficinas, promovidos pelo colegiado e parceiros.

O 8º Fórum Mundial da Água aconteceu em março deste ano, na cidade de Brasília e contou com a participação de milhares de pessoas do mundo todo. Já o ECOB/RJ, em sua sexta edição, foi realizado em Maricá/RJ, reunindo todos os comitês de bacias do Estado do Rio de Janeiro, para tratar de questões importantes, nas diversas esferas da gestão hídrica.

O Comitê também promoveu e participou de uma série de encontros do seminário e capacitação “Alternativas para o Saneamento Rural”, entre os meses de julho e agosto, em Paraty/RJ. Em agosto, ainda esteve presente na 20ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em Florianópolis/SC.

Em maio deste ano, o CBH em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), realizou a Oficina de Capacitação em Cadastramento e Regularização de Recursos Hídricos, destinado aos membros do Comitê e usuários, prefeituras, superintendência do INEA, Emater e aos demais interessados no tema com a finalidade de difundir a importância do cadastro de pessoas e empresas, além de explicar seu passo a passo.

Outro evento, também realizado pelo Comitê, foram os Encontros Regionais do Plano de Recursos Hídricos, que aconteceram entre os dias 27 e 31 de agosto, em Angra e Paraty/RJ. Os encontros tiveram como principal objetivo informar e incentivar a mobilização de diversos segmentos da sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos (PRH-BIG). O PRH-BIG é o principal documento que definirá e orientará o uso das águas para garantir o desenvolvimento da região a longo prazo.