Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

AGEVAP participa de livro sobre saneamento básico no Brasil e na Costa Rica


Foto: Acervo AGEVAP UD1
Autores do livro Agua y Saneamiento Básico em el Siglo XXI: Brasil y Costa Rica durante lançamento na UFF

Na última quarta-feira, 6 de junho, aconteceu o lançamento do livro “Agua y Saneamiento Básico em el Siglo XXI: Brasil y Costa Rica”, no campus da UFF em Volta Redonda/RJ. O livro é um intercâmbio de experiências sobre o setor de saneamento nos dois países e tem a participação de um colaborador da AGEVAP e dois membros de um dos comitês de bacia hidrográfica (CBHs) afluentes do Rio Paraíba do Sul.

O engenheiro ambiental e especialista em Recursos Hídricos da AGEVAP, Leonardo Guedes, contribuiu no capítulo “Esgotamento Sanitário no Médio Paraíba do Sul: avanços e desafios no Brasil” junto com o presidente do CBH Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) e professor do IFRJ/Pinheiral, José Arimathéa Oliveira, e com o professor universitário e engenheiro da Defesa Civil de Angra dos Reis/RJ, Pedro França Magalhães. Já Vera Lúcia Teixeira, mestranda do ProfÁgua/UERJ e secretária do CBH-MPS, assinou o capítulo “Gestão de Recursos Hídricos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro: avanços e desafios”, juntamente com duas professoras do mestrado.

A professora da UFF/VR e uma das autoras e organizadoras do livro, Ana Alice Carli, fez o convite para que os participantes falassem sobre o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos e sobre a “Oficina de Diagnóstico: RX do Esgotamento Sanitário”.

Realizada em julho de 2017, a oficina fez uma análise sobre a situação nos 19 municípios da região do Médio Paraíba e resultou na implementação do Programa PROPESQUISA MPS, cujo objetivo é executar projetos e propor soluções para os problemas encontrados durante o evento. Leonardo Guedes falou sobre a experiência de participar do livro. “Conhecer a realidade de outro país é interessante para termos uma visão sistêmica do desafio global que enfrentamos com a destinação, principalmente, do esgoto doméstico e compartilhar ideias em prol da melhoria dos recursos naturais, em especial a água, nesse caso”. O lançamento contou com a presença de cerca de 150 pessoas e o livro será disponibilizado em breve como e-book no site da Facultad de Derecho de la Universidad de Costa Rica.

07/06/2018
COMUNICAÇÂO AGEVAP
Telefone: (24) 3355-8389
E-mail: comunicacao@agevap.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias »