Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Resultado final da fase de habilitação do PROTRATAR II é publicado



O CEIVAP publicou, no último dia 6 de setembro, o resultado final da fase de habilitação do edital do Programa de Tratamento de Águas Residuárias (PROTRATAR).

A iniciativa prevê o aporte de recursos ou financiamento para a implantação/implementação/ampliação de sistemas públicos de esgotamento sanitário nos municípios da área da bacia do rio Paraíba do Sul. Para este edital, serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 20 milhões, provenientes da cobrança pelo uso da água.

Os empreendimentos e munícipios habilitados na primeira fase do programa foram: Sistema de esgotamento sanitário de Guidoval em Guidoval/MG; Afastamento do esgoto das bacias 1, 2 e 3 do Bairro Estância Porto Velho em Jacareí/SP; Sistema de esgotamento sanitário de Mercês em Mercês/MG; Sistema de esgotamento sanitário de Olaria em Olaria/MG; Estação de tratamento de esgoto do centro de Piraí em Piraí/RJ; Estação de tratamento de esgoto de Rosário da Limeira em Rosário da Limeira/MG; Sistema de esgotamento sanitário - Centro e Itaporanga em Santa Maria Madalena/RJ; Ampliação da rede coletora de esgotos contribuinte à ETE Largo do Machado/Arranchadouro em Santa Maria Madalena/RJ; Sistema de esgotamento sanitário de São Sebastião da Vargem Alegre em São Sebastião de Vargem Alegre/MG.

O Programa visa auxiliar a redução dos níveis de poluição hídrica na bacia, induzir implantação de sistemas de gerenciamento de recursos hídricos e a implementação de instrumentos de gestão. Neste ano, o PROTRATAR traz como novidade o item de sustentabilidade, que contempla o reuso do efluente tratado e a cogeração/eficiência energética do sistema, visando reduzir os custos operacionais das obras e tornar as instalações autossustentáveis em relação ao consumo de energia elétrica..

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: website CEIVAP

Outras Notícias

Mais Notícias »