Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Seleção de proposta para a elaboração do Manual Operativo do PRH-BIG



O Manual Operativo (MOP), é um documento que guia o CBH, órgãos gestores e demais instituições interessadas, para a execução do Plano de Recursos Hídricos. O MOP concede clareza na compreensão das ações, organização, condução das atividades e se propõe a realizar uma agenda de reuniões na bacia para pensar em conjunto com os demais atores, o detalhamento das ações prioritárias para a Região Hidrográfica.

A elaboração do Plano de Recursos da Baía da Ilha Grande (PRH-BIG) foi concebida em meados de 2015, na época, não existia a ferramenta Manual Operativo de Planos de Recursos Hídricos, porém há o reconhecimento dos integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRHI) que esta ferramenta tem aumentado a capacidade de implementação das ações indicadas no PRH, além de possibilitar o monitoramento da implementação das "agendas" previstas no Plano de Ação.

Os membros do CBH-BIG em oficina para elaboração do Planejamento Estratégico, elencaram ações consideradas importantes de serem realizadas na bacia e o fruto deste trabalho foi a elaboração da Resolução CBH-BIG nº 23/2019 que aprovou o Plano de Aplicação Plurianual (PAP), destinando recursos para projetos considerados importantes, no eixo 3 "Planejamento e Política" foi prevista a ação 3.2. Elaboração do Manual Operativo do Plano de Recursos Hídricos da Baía da Ilha Grande.

Contudo, dia 10 de novembro de 2020, a AGEVAP abriu a seleção de
propostas para elaboração desse importante instrumento de gestão. O prazo
para envio da proposta é até o dia 03 de dezembro desse ano e pode ser
acessado através do link: http://agevap.org.br/atos.php

Fonte: adaptado de CBH da Baía da Ilha Grande

Outras Notícias

Mais Notícias »