Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitês lançam terceira edição da Revista Quatro Águas



A terceira edição da Revista Quatro Águas foi lançada em dezembro do ano passado. Trata-se de uma publicação anual, com conteúdo sobre as principais ações desenvolvidas ao longo do ano pelos quatro Comitês de Bacias Hidrográficas, o Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Rio Dois Rios e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana. Ao todo são 32 páginas com sessões específicas para cada Comitê e demais páginas voltadas para assuntos gerais, com matérias informativas sobre a preservação ambiental e a gestão de recursos hídricos.

No setor dedicado apenas às ações do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS), foram abordados temas como as adaptações e o novo ritmo de trabalho em 2020 por conta da pandemia da COVID-19, já que o número de reuniões aumentou e passaram a ter um novo formato, tudo em versão online. Em uma outra matéria foram elencadas as principais ações desenvolvidas pelo Comitê, para que o leitor fique a par do andamento de cada uma delas. O leitor também ficará por dentro do calendário de alguns editais lançados pelo CBH-MPS esse ano e saberá um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido em 2020 pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas.

No setor dedicado apenas às ações do Comitê Piabanha, foram abordados temas como a ampliação do monitoramento dos rios na região. Em uma outra matéria foi tratado sobre a execução do Plano de Capacitação do Comitê, que vai perdurar até 2023, então o texto resume o que houve em 2020 e aponta as próximas ações. Em 2020 o Comitê Piabanha aprovou também um Plano de Comunicação, portanto o leitor ficará por dentro das principais atividades de Comunicação colocadas em prática. A publicação também inclui uma reportagem sobre o Edital de Esgotamento Sanitário lançado pelo Comitê Piabanha e que contemplou os municípios de Carmo e Paraíba do Sul.

No setor dedicado apenas às ações do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana (CBH-BPSI), foram abordados temas como o sucesso de público do Webinar de lançamento do Atlas da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, material produzido pelo próprio Comitê. Em uma outra matéria foi tratado sobre as instalações de réguas nos rios da região, que foram reforçadas em 2020.

O leitor também ficará por dentro das ações do Comitê BPSI para a preservação das lagoas da região, além de ter acesso a um texto detalhado sobre os resultados do Edital de Sistema de Esgotamento Sanitário, lançado no início de 2020 pelo CBH- BPSI.

Nas demais matérias de assuntos gerais, que tratam sobre recursos hídricos e demais temas ligados ao meio ambiente, há uma matéria cujo objetivo é esclarecer as principais dúvidas sobre o novo Marco Legal do Saneamento. Também, em destaque, há uma matéria dedicada a informar e atualizar o leitor sobre a elaboração dos Planos de Bacias dos quatro comitês afluentes fluminenses do Rio Paraíba do Sul, que estão para serem concluídos até meados de 2021. Já na matéria de capa, os representantes dos quatro Comitês expõem suas opiniões sobre o que esperam para 2021, num períodoque alguns já chamam de Novo Normal.

Estas e outras matérias podem ser conferidas na Revista Quatro Águas, edição 2020, que está disponível gratuitamente em sua versão online clicando aqui.
Tenha uma boa leitura!

Fonte: adaptado de CBH-Piabanha; CBH-MPS; CBH-BPSI

Outras Notícias

Mais Notícias »