Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê Piabanha participa de artigo publicado pela Nature



O Comitê Piabanha teve a participação direta de 2 dos seus membros em um estudo publicado no dia 16/12 pela Nature, uma revista científica interdisciplinar britânica, voltada para o avanço da ciência.

Foi divulgado na Scientific Reports um artigo sobre a qualidade da água do Rio Piabanha. A pesquisa foi conduzida pelo Prof. David Costa no âmbito da sua tese de doutorado, com orientação do Prof. José Paulo Azevedo e do Prof. Marco Aurélio dos Santos; e em colaboração com a Drª Rafaela Facchetti. Na pesquisa, foi realizado um diagnóstico atualizado da qualidade da água do Rio Piabanha utilizando, principalmente, os dados do programa de monitoramento realizado pelo Comitê Piabanha.
 
Dessa maneira, cinquenta e quatro amostras de água foram coletadas entre julho e dezembro de 2019, em nove estações de monitoramento, e quinze parâmetros foram determinados. Além disso, quarenta anos de monitoramento foram analisados, incluindo dados governamentais (INEA) e projetos de pesquisa anteriores (projetos FINEP EIBEX e HIDROECO-Piabanha resultantes de parceria entre COPPE/UFRJ e CPRM). O Ãndice de Qualidade da Ãgua (IQANSF-INEA) foi calculado usando dois conjuntos de dados (2012 e 2019) e mostrou uma melhoria na qualidade geral da água, apesar de ainda apresentar violações sistemáticas à CONAMA 357/2005.
 
A análise de componentes principais (ACP) evidenciou os parâmetros que mais contribuíram para a qualidade da água e permitiu a sua associação com as principais fontes de poluição. A ACP mostrou que o lançamento de esgoto ainda é a principal fonte de poluição. A análise de cluster (AC) possibilitou recomendar aotimização da rede de monitoramento. O trabalho foi conduzido em parceria com o Comitê Piabanha e se propõe a contribuir para o processo de Enquadramento do Rio Piabanha. Saiba mais acessando o link https://www.nature.com/articles/s41598-020-78563-0.pdf.

Esse e outros trabalhos acadêmicos com temas referentes à área de atuação do comitê e à gestão de recursos hídricos também podem ser acessados em nosso site clicando aqui.

Fonte: adaptado de CBH-Piabanha.

Outras Notícias

Mais Notícias »