Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Conheça o PAF(Re)Floresta



Entre as principais agendas elencadas no Plano Estratégico de Recursos Hídricos (PERH) do Comitê Guandu/RJ, destaca-se a de Infraestrutura Verde, que visa assegurar a restauração e a conservação de ecossistemas relacionados aos recursos hídricos. O Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) faz parte desta agenda e é a iniciativa de maior longevidade dentre as ações empreendidas pelo Comitê Guandu/RJ.

O programa de Produtores de Água e Floresta foi criado em 2008 pelo Comitê Guandu/RJ e instituído em 2009. O programa, que é a iniciativa de maior longevidade dentre as ações empreendidas pela instituição, começou a desenvolver suas primeiras atividades em Lídice, distrito de Rio Claro, na região do Alto Piraí. A ideia do projeto é incentivar ações de restauração e conservação florestal e dar uma contrapartida aos proprietários e produtores rurais que participam do projeto. Os benefícios incluem desde a remuneração financeira à adequação ambiental do imóvel rural.

Ao longo de seus 14 anos de existência, o programa já contribuiu com a restauração e conservação de mais de 5 mil hectares em propriedades rurais nos municípios de Rio Claro, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras, na Região Hidrográfica II do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2022, o PAF - Guandu/RJ, se une ao Programa Petrobras Socioambiental, expandindo suas linhas de ação e ampliando ainda mais o seu escopo de atuação para uma perspectiva integrada aos Eixos: Educação Ambiental, Carbono e Água. Assim, nasce o projeto (Re)floresta, Água e Carbono, que é uma semente do programa Produtores de Água e Floresta. Com este projeto, o PAF ganha uma vertente socioambiental, com ações voltadas para a educação ambiental, capacitação técnica, fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de potencialidades socioeconômicas locais.

O PAF(Re)Floresta nasceu para cumprir com um novo desafio: fomentar a integração dos proprietários rurais e demais participantes do programa de Produtores de Água e Floresta no processo de preservação ambiental para além do Pagamento por Serviços Ambientais.

Para realizar as atividades previstas, o Programa Petrobras Socioambiental apoia financeiramente o projeto disponibilizando recursos para para:

I. Implementação de um Programa Integrado de Educação Ambiental;
II. Quantificação dos impactos do PAF na redução das emissões Carbono e estoque de GEE na biomassa,e;
III. Estudos sobre os impactos do PAF nas nascentes (Edital de Chamamento para universidades.

Os recursos do Programa Petrobrás Socioambiental foram empenhados na contratação de uma equipe dedicada ao projeto.

O Pagamento por Serviços Ambientais, bem como a contratação de novas áreas de restauração e conservação continuarão sendo operacionalizados pela AGEVAP com o aporte de recursos do Comitê Guandu/RJ.

Este projeto é realizado pela AGEVAP e financiado pelo Comitê Guandu e Programa Petrobras Sociambiental.

Outras Notícias

Mais Notícias »