Portugus BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Resultado final da seleção do Edital de Fomento à Pesquisa do projeto (Re)floresta, Água e Carbono



Divulgamos hoje (14/03) o resultado final para o Edital de Fomento à Pesquisa do projeto (Re)floresta, Água e Carbono. No total, oito projetos foram inscritos e avaliados entre as linhas de pesquisas (i) conservação e restauração ecológica na provisão de serviços hidrológicos e (ii) modelagem em estoque de carbono na biomassa e solo.

O edital tem como objetivo central apoiar o desenvolvimento técnico e conhecimento científico relacionado aos impactos da conservação e restauração florestal nos serviços hidrológicos e no estoque de carbono. Esse apoio consiste na distribuição de bolsas que, no total, podem chegar até R$114.525,00 distribuídos ao longo de 14 meses para os pesquisadores do projeto, e um auxílio financeiro de até R$49.000,00 (quarenta e nove mil reais) para custear equipamentos, materiais, análises laboratoriais, deslocamento, entre outros necessários ao desenvolvimento da pesquisa.

Dentre os inscritos, o projeto selecionado para ser contemplado por este edital recebe o título "Impacto da Restauração Florestal no Estoque de Carbono no Solo", do pesquisador proponente Everaldo Zonta, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Os objetivos deste estudo são (1) estimar o estoque de carbono do solo em áreas em processo de restauração florestal com diferentes idades; (2) analisar a evolução do estoque de carbono ao longo do processo de restauração, considerando as áreas com diferentes idades; (3) avaliar a origem e a qualidade do carbono nas áreas de diferentes idades; (4) analisar a qualidade da água em pontos com diferentes cenários de qualidade ambiental em seu entorno.

Nesse contexto, o projeto "Impacto da Restauração Florestal no Estoque de
Carbono no Solo" será essencial na identificação e mensuração dos impactos do
projeto de restauração realizados pelo PAF.

Outras Notícias

Mais Notícias »