PortuguÍs BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Agevap assina contrato para restaura√ß√£o ecol√≥gica em propriedades participantes do projeto Programa Produtores de √Āgua e Floresta



Dentre os principais desafios para a gest√£o e manejo da regi√£o hidrogr√°fica do munic√≠pio de Rio Claro (RJ) est√° a perda de cobertura florestal, fator este que acelera adegrada√ß√£o dos solos e dos recursos h√≠dricos. Nesse contexto, a Agevap (Associa√ß√£o Pr√≥-Gest√£o das √Äguas da Bacia Hidrografia do Rio Para√≠ba do Sul), enquanto bra√ßo t√©cnico e operacional do Comit√™ Guandu-RJ, assinou um contrato com a empresa Ecovale Consultoria Agroambiental LTDA, que ir√° executar a√ß√Ķes de restaura√ß√£o ecol√≥gica em propriedades participantes do programa Produtores de √Āgua e Floresta.

De acordo com o diagnóstico realizado nas propriedades, deverão ser utilizadas as seguintes técnicas para restauração ecológica: plantio total, adensamento, enriquecimento, condução de regeneração natural e semeadura direta. Para cada técnica estão associados um conjunto de atividades operacionais, como o controle de formigas cortadeiras e de espécies competidoras, o preparo do solo e/ou fertilização.

Com o valor de R$ 2.711.528,35 o contrato tem dura√ß√£o de quatro anos. O recurso √© oriundo do FUNDRHI (Fundo Estadual de Recursos H√≠dricos) e a a√ß√£o est√° prevista no PERH Guandu (Plano Estrat√©gico de Recursos H√≠dricos das Bacias Hidrogr√°ficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim), aprovado atrav√©s da Resolu√ß√£o COMIT√ä GUANDU N¬ļ139, de 06 de dezembro de 2018.

Ao todo, o trabalho de restaura√ß√£o florestal engloba 42 pol√≠gonos, em que 15 propriedades dever√£o receber a√ß√Ķes de restaura√ß√£o ecol√≥gica e outras duas propriedades ter√£o apenas a instala√ß√£o de cercas em √°reas j√° restauradas.

Em geral, as √°reas que receber√£o as a√ß√Ķes s√£o ou foram utilizadas como pastagem. Devido ao hist√≥rico de uso, muitas das √°reas se encontram em elevado grau de degrada√ß√£o, onde o fogo e a baixa fertilidade dos solos s√£o os principais limitantes abi√≥ticos para restaura√ß√£o florestal local.

Criada em 2010, a Ecovale Agroambiental é uma empresa do ramo ambiental e florestal especializada em restauração ecológica. Em 12 anos de empresa, eles contabilizam 1,5 milhão de mudas nativas plantadas.

"Compreendemos que restaurar √© muito mais que, simplesmente, plantar mudas. √Č promover, de forma abrangente, a sinergia necess√°ria para que a vida, diante da sua diversidade e complexidade, encontre seu equil√≠brio no ambiente atrav√©s de pr√°ticas relacionais, sustent√°veis e harmoniosas", disse a assessoria da empresa.

Outras Notícias

Mais Notícias »